Quem somos

Somos uma pequena grande empresa, com disposição enorme para fertilizar e materializar ideias e sonhos de potenciais grandes artistas. Acreditamos com todas as nossas forças na arte e na cultura brasileira. Atuamos desde 2003 no segmento cultural, formatando, agenciando e promovendo projetos artísticos, literários, musicais, de preservação aos patrimônios históricos, entre outros que têm por objetivo principal: preservar, resgatar, sedimentar e valorizar a cultura brasileira.

No final de 2009, iniciamos nosso trabalho como editora lançando o livro “Uma bola, um martelo e um bisturi” com o patrocínio da secretaria de cultura do estado de São Paulo. A partir disso, já publicamos aproximadamente vinte títulos, três deles realizados por meio de edital de patrocínio e incentivo fiscal.

Desde 2018 adotamos o nome Baderna Literária, com intuito de realinhar nossa identidade e forma de atuação, e também buscar novas frentes de trabalho, resinificando a identidade da palavra, por entender a efervescência cultural por traz do significado pejorativo de confusão, bagunça, que carrega, visto que sua origem vem da história da dançarina italiana, Marietta Baderna, que fez muito sucesso no Brasil com sua companhia considerada muito transgressora para a sociedade conservadora da época.

Dada a eminente necessidade de repensar as estruturas que estão colocadas e solidificadas, ainda nos dias de hoje, propomos como Baderna ser referência no fomento de ideias, parcerias e projetos culturais que proponham e produzam, para além do entretenimento, o encontro, a integração, reflexões e rompimentos de barreiras sociais, valorizando o artista e a cultura popular brasileira como a nossa maior riqueza.

Fala com a gente!

Nossa equipe

Carolina Peixoto

Pedagoga, produtora cultural e poeta, parte dos coletivos Poetas Ambulantes e Slam das Minas SP, batalha de poesia com recorte de gênero. Autora dos livros de poesia, BOLA, LÁPIS E PAPEL (2013), DEZluas (2017) e MEXE A MÃO (2018).
Instagram

Eliana de Freitas

Contadora, escritora e agente cultural, com quase 20 anos de experiência, formatando e prestando contas de projetos culturais para às leis de incentivo e editais da iniciativas privada. Autora dos livros Oculta (2006), Brasil Cem sentidos (2007), O Destino de Maria (2008) e Revelada (2009).
Instagram

Pam Araújo

Escritora, produtora cultural e co-idealizadora da slam das minas sp, batalha de poesia com recorte de gênero.  Autora dos livros de poesia “buraco” (2017) e “hídrica, palavra em estado de mergulho' (2021). 
Instagram

Thiago Peixoto

poeta, comunicólogo e
educador social, autor dos livros
Embrionários Versos Revolucionários (2013),
Passageiro da Linha Tênue (2015) e Disperso (2019).
É um dos idealizadores dos coletivos
Poetas Ambulantes e do Slam do 13.
Instagram